Animais morrem de frio no zoológico de Lisboa

TÍTULO Corresp. de Portugal: Lisboa – Maio 1885
AUTOR Carrilho Videira
DATA 10 de junho de 1885
LOCAL Lisboa, Portugal
FONTE  jornal “A Província de São Paulo”
REPOSITÓRIO  Acervo Estadão
DESCRIÇÃO
Inverno impõe sofrimento aos animais do recém-inaugurado zoológico de Lisboa. Uma das primeiras notícias encontradas durante a pesquisa que denunciam maus-tratos a animais encarcerados. Além da reclamação sobre a falta de diversidade de espécies presentes no zoo (o que já fora feito anteriormente pelo mesmo correspondente), é criticado o tamanho “acanhado” das jaulas e o despreparo para o frio. No entanto, importante notar, não é o encarceramento em si o problema, mas a má administração do empreendimento.
 
O correspondente vê como necessária a apresentação de espécies tanto do continente quanto das “possessões ultramarinas” de Portugal –algo relacionado ao domínio metonímico de terras estrangeiras?
 

Uma girafa que alli havia morreu, bem como outros animaes, ignaramente sacrificados, durante a quadra dos grandes frios, em acanhadissimos espaços. As jaulas dos cães e demais animaes são extremamente acanhadas, algumas têm apenas um metro de largura e tres de fundo, o que enregela o animal e o mata, por não poder mover-se à vontade e harmonizar a circulação necessaria. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *