Prefeitura do Rio de Janeiro planeja compra de antigo zoo ou construção de novo parque nos moldes do de Nova York

 

TÍTULO  sem título [nota]
AUTOR  Desconhecido (relata matéria publicada no “Jornal”)
DATA  30 de janeiro de 1907
LOCAL  Rio de Janeiro
FONTE  O Estado de S.Paulo
REPOSITÓRIO

Acervo Estadão

DESCRIÇÃO

Prefeitura do Rio de Janeiro, comandada pelo general Souza Aguiar, pretende adquirir o antigo Jardim Zoológico da cidade (provavelmente o de propriedade do Barão de Drumond) para reformá-lo ou adquirir terrenos na Quinta da Boa Vista (de propriedade da Santa Casa de Misericórdia) para fazer um novo e grande parque jardim zoológico “modelado pelo de Nova York”.

Caso necessário, o plantel de animais seria comprado em Hamburgo [provável referência ao comércio de animais de Carl Hagenbeck]. Além disso, a direção do zoo ficaria a cargo de um “hábil e competente” profissional do estrangeiro. Como em outros registros, vê-se a construção do zoo como forma de equiparação da cidade com outras congêneres estrangeiras:

 

A idéa do sr. prefeito é de um grande parque, com lagos, alamedas, praças arborisdas, rios e lagos artificiaes e, em meio disso tudo, jaulas para todas as especies de animaes, gaiolas para reptis, viveiros para aves e passarinhos.
Os animaes que o sr. prefeito não adquirir naquella capital serão por s. exa. encommendados na grande feira de Hamburgo ou trocados por alguns especimens da nossa fauna.
É pensamento do sr. general Souza Aguiar fazer com que o Rio de Janeiro tenha um jardim zoologico invejavel e que possa rivalisar com os melhores do mundo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *