Mês: abril 2017

Stanley Smyth Flower cataloga zoológicos ao redor do mundo

 

TÍTULO  Sem título
AUTOR  Desconhecido
DATA  29 de abril de 1913
LOCAL  Não se aplica
FONTE  O Estado de S.Paulo
REPOSITÓRIO

Acervo Estadão

DESCRIÇÃO
Com pouquíssimos detalhes, o Estadão menciona a pesquisa de um “sr. Flower” [provavelmente Stanley Smyth Flower], que teria publicado uma estatística com todos os jardins zoológicos do mundo. Seriam 168 (ou 163, difícil dizer pela imagem) zoos ao todo. Aqui, fica claro que o ponto máximo de presença desse tipo de instituição era na Alemanha.
O Estadão lembra (e lamenta) na reportagem: “O Brasil, que possue uma das faunas mais interessantes do mundo, conta apenas um jardim zoologico, e esse mesmo muito pobre, não podendo soffrer cotejo com qualquer jardim congenere, de estrangeiro”.
Não está claro de qual zoo o jornal se refere.
A nota também lembra que uma das onças pertencente ao zoológico de Londres foi presenteada pelo brasiero José Carlos Rodrigues.

Foi possível encontrar uma publicação de S.S.Flower com as características descritas pela reportagem: “A List of the Zoological Gardens of the World”, em “The Zoologist”, maio de 1909.
Uma outra listagem de referência foi publicada em 1914.

 

Jardim zoológico é inaugurado em Porto Alegre

 

TÍTULO

 Rio Grande do Sul, Jardim Zoológico

A venda do Jardim Zoológico

AUTOR  Desconhecido
DATA

 30 de maio de 1912

19 de novembro de 1915

LOCAL  Porto Alegre
FONTE  O Estado de S.Paulo
REPOSITÓRIO

Acervo Estadão

DESCRIÇÃO

Reportagem elogiosa comenta a inauguração de jardim zoológico em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e lamenta implicitamente a falta de um zoo em São Paulo (“se organizou alli cousa util e não um simulacro como geralmente se faz por ahi”)
O zoo ocupava uma área chamada Villa Diamela e possuía, entre seus animais, leões, lobos, um puma, um urso da Sibéria, macacos papiões, animais brasileiros e, curiosamente, “três gatos Angora” e “ratos brancos”.

Poucos anos depois, em novembro de 1915, o zoológico é colocado à venda e oferecido ao Estado por seu proprietário, o coronel Ganzo Fernandes.

 

http://3.bp.blogspot.com/-KuB0i7gK2QA/UeHxZqP_rcI/AAAAAAAABvc/dDXjedIEOyI/s1600/maio1912.JPG