Zoo em SP é gasto desnecessário quando temos outras obras urgentes, diz colunista

 

TÍTULO Jardim Zoologico
AUTOR Desconhecido / De um observador da Cidade
DATA 26 de novembro de 1937
LOCAL São Paulo
FONTE O Estado de S.Paulo Folha da
REPOSITÓRIO Acervo Estadão Acervo Folha
DESCRIÇÃO

Colunista critica ideia de criação de um zoológico em São Paulo:

Jardim zoológico
(de um observador da cidade)
O senhor Fábio Prado está se revelando um ótimo administrador. O péssimo calçamento das grandes artérias transformam-se rapidamente em excelentes superfícies de transito. Os parques e jardins, como já tivemos ocasião de comentar, estão ? ?samente cuidados, tendo mudado a fisionomia da cidade. Outros empreendimentos importantes estão a caminho de ?. Entre eles está o novo viaduto do Chá, magnífico munimento, a que ficará ligado o nome do nosso prestimoso prefeito.
Permita-nos agora, o nosso estimável patrício, que façamos ligeiro e respeitoso reparo às obras que, a nosso ver, não deveriam ter sido executadas e às que devem sofrer adiamento.
Agora, segundo noticiam os jornais, pretende-se adquirir ? chácara em Santo Amaro e ali instalar um jardim zoológico. A ideia em si é louvável e mereceria apoio irrestrito em época de desafogo. Mas, na actual conjuntura de insephismáveis preocupações financeiras e quando empreendimentos de frande valor urgente estão à espera de solução, será razoável aplicar uma soma em obra de efeito meramente recreativo tal como um jardim zoológico?
Há grandes trabalhos a empreender e que a população de São Paulo pede, reclama e exige há longos anos sem que seja atendida. Citemos alguns que ão só terão um relevo urbano de grande alcance, como dizem de perto à Saúde Pública. Em primeiro lugar, está a canalização do rio Tietê, que não transformará o facies da “urbs” paulistana como se fará sentir como eminentemente higiênica, pois a atual utilização do Tietê como receptor da volumosíssima carga dos esgotos da Capital  ? evidentemente , está a expor seus habitantes às consequências graves de um possível surto epidêmico.
Figura em segundo lugar a remoção das célebres porteiras ? estação do Braz, que a paciência inesgotável do povo de S. Paulo tem tolerado até hoje, e que deve ter prioridade a qualquer outro serviço. Lembramos ainda que há muitas ruas que necessitam de urgentes calçamentos; a do Bom Pastor, por exemplo. (…)
Do exposto, estamos certos, o nosso amável e dinâmico feito há de convir que um Jardim Zoológico, no momento atual não representa aspiração mais premente da população desta cidade.
A salubridade pública: o aperfeiçoamento do calçamento das vias públicas urbanas e rurais, e outras questões de ordem ? devem preceder a quaesquer outras iniciativas que demandam grandes dispêndios.